Total de visualizações de página

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Imagem é tudo!

Boa noite meus caros e "minhas caras". É com enorme prazer que venho lhes escrever uma vez mais. Na verdade passei os últimos dias pensando, pensando, pensando e não encontrei algo legal de que pudesse falar. Escrevi duas ou três vezes mas achei as postagens pífias, então agora me surgiu essa idéia: quanto vale para nós a imagem que representamos para o mundo à nossa volta? Muito, pouco, menos ou mais do que se imagina? Não sei dizer, e nem vim desvendar os mistérios do universo. Mas vamos juntos, quem sabe não podemos descobrir?!

Vivemos sempre buscando por 'marcas' independentemente do que estejamos procurando. Seja um jeans, uma camiseta, uma blusa, tênis, carro, computador, bicicleta, caneta, papel... não vai caber nesta postagem se puser todos os itens, mas já dá pra termos uma noção do que se trata nossa conversa.

Ao passear no shopping paramos ao nos deparar com aquela blusa da marca "X" que tanto sonhamos. É a mais cara do mercado, mas é supostamente melhor. Paramos vidrados em frente àquele Nike na loja esportiva, eis o sonho de consumo: o símbolo da marca. Se estamos na loja de informática, aquele notebook chama mais a atenção do que qualquer coisa que esteja acontecendo ao redor, esquecemos até da vendedora maravilhosa que está ali falando há horas conosco. Aquele carro guardado na garagem da concessionária chega a tirar o sono. E a fome, e a vontade de fazer qualquer coisa.

Mas não é absolutamente pela qualidade, mas pelo slogan que cada um deles irá proporcionar às nossas vidas. Seu jeans novo te leva a um novo grupo de pessoas, aquela blusa eleva mais um pouco você, a bicicleta faz de seu ser um esportista nato e aquele carrão, pôxa! Vai fazer de você o cara mais bem-sucedido do pedaço.

Então quando conseguimos tudo isso, passamos a nos questionar se valeu a pena. Muitas pessoas foram deixadas de lado para que todos esses 'sonhos' e todo o empenho em conseguí-los fossem realizados. Você se transformou em um cara super bem-sucedido que não tem absolutamente nada.

Sim, nada. Onde estão seus amigos? Eles não vêm no porta-malas do carro novo. Onde está sua esposa? Não, ela não veio junto àquele Nike ou ao jeans. Onde está você mesmo? Ops... é... acabamos deixando de lado a nós mesmos e demoramos a enxergar o que é certo ou não.

As escolhas que você toma podem fazer de você um herói, ou um rei. Podem também lhe transformar em um líder, porém solitário. Mas ainda podem fazer de você uma pessoa simples, que faz a diferença no mundo de muitas outras pessoas enquanto o herói pode ser apagado, o rei pode ser superado e o líder pode ser derrubado. É preciso encontrarmos o lugar correto e seguro para afirmar os pés. Não apenas colocá-los no chão, mas sentir quando é hora de voar.

Preocupemo-nos mais com o que nós somos, com os seres humanos que precisam ser formados e não com as figuras que desejamos ter. Sua felicidade depende de um amontoado de pequenas conquistas, e não de um império inteiro, mas não focalize só o final, sinta cada batalha pois nenhuma será igual às anteriores.

2 comentários:

  1. É Fernando, nada disso tem sentido se agente faz determinada coisa ou compra determinado produto pensando somente no que os outros vão achar. Muita gente compra e "realiza seus sonhos" dessa forma. No fim do dia, quando elas põe a cabeça no travesseiro é que realmente sentem falta do que realmente vale a pena, e não são produtos ou marcas...

    ResponderExcluir
  2. Eis um dos grandes males do ser humano: pensar depois de ter agido.

    ResponderExcluir