Um país com mais de 192 milhões de habitantes, 5º maior do planeta em extensão territorial, 6º maior Economia, entre as 10 maiores Forças Armadas do mundo, um dos sistemas eleitorais mais organizados que existem. Detalhes que fazem-nos olhar para o Brasil e questionar: porque apesar de tanto, parecemos tão pequenos?
Com contas bilionárias que os governantes dizem ser "investimento", a Saúde, Educação e Esporte enfrentam crises pela falta de seriedade e comprometimento dos envolvidos. Faltam hospitais para atender à necessidade de sua população, faltam médicos e enfermeiros capacitados nas poucas instalações existentes. Não bastasse isso, pessoas morrem pelos corredores de hospitais sem atendimento. Porém se compararmos a rede particular com a pública, veremos que as diferenças não são tão grandes como parecem.
A Educação não evolui, não existem laboratórios tecnológicos ou de ciências para que se tenha estudos de qualidade, faltam escolas, salas de aulas, ginásios e bem como na saúde falta muitas vezes o mais importante: a capacitação dos professores e das diretorias de ensino.
Um exemplo claro e recente no esporte, com 17 medalhas nos Jogos Olímpicos. Algumas a serem exaltadas sim, pra botar no peito e com orgulho, mas outras nem tanto assim. O Brasil deve fazer, e merece muito mais do que apenas isso. É de fato um país de HERÓIS, que se tornam ídolos por seus esforços e são assim eternizados. Sim, atletas que treinam sem qualquer estrutura e/ou incentivo, e que às vezes só alcançam isso após já terem conquistado altos índices, pois nesse momento passam a ser "interessantes" aos dirigentes esportivos brasileiros, que dizem então ter "criado" tal atleta.
Um país de pessoas que têm história e cultura fantásticas, mas que prefere se contêr a ficar sentado no sofá de casa cansadas e assistindo a novelas, enquanto planejam sozinhas o próximo dia de trabalho ao invés de juntar-se a outros e reivindicar melhoras, o que é seu por direito. O povo brasileiro se contenta com muito pouco, e a todos isso basta.
Só teremos o melhor quando decidirmos fazer o melhor. O potencial é enorme, mas a inércia também é grande e precisa ser rapidamente vencida para que nos impeçamos a nós mesmos de afundar enquanto poderíamos estar subindo e galgando algo mais. É preciso acreditar nisso antes de olharmos para trás e enxergar então que tivemos a chance de fazer algo no melhor momento e deixamos escapar.
Para finalizar, um feliz Dia dos Pais a todos. E que neste domingo, muitas graças caiam sobre vocês. Que o orgulho não nos impeça de seguir em frente, e muito menos de recuar alguns passos se preciso for. Às vezes um passo atrás nos ajuda a impulsionar e ir muito mais além. Não se passa a vida inteira de cabeça erguida, mas é necessário saber o momento de não deixar que ela caia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário