Total de visualizações de página

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Long Distance Heróis do Triathlon - Uma Conquista e Tanto! (Parte I)

Há quem não acredite na perfeição. Será que é mesmo possível ser perfeito em algo? Sim, não, talvez, jamais... não sei se creio em algo que seja perfeito, creio no entanto, que algo possa ser trabalhado, esculpido até beirar a perfeição, pode chegar ao ponto máximo de assertividade quanto a isto. Depende da ocasião e/ou circunstância, e algo pode sim se tornar perfeito mesmo que seja apenas aos olhos de uma única pessoa.

Nos últimos dias tive uma experiência que me provou mais uma vez que isso é possível. Realizei em 12 de Outubro, data esta muito mais do que especial, um triathlon de longa distância, o Long Heróis do Triathlon, disputado nas distâncias de um Meio Ironman: 1,9km Natação, 90km Ciclismo e 21km Corrida. Foi uma estréia na distância até então desconhecida, eu não fazia ideia de como ela seria, ou o que poderia acontecer durante todo percurso.
Iniciei a Natação muito confiante, larguei tranquilo e nadei em um ritmo de esforço, onde julgava estar entre um bom grupo de nadadores, talvez um segundo ou terceiro pelotão mas um bom grupo. 

Na primeira volta achei o tempo alto(16’40”) mas não me preocupei e segui na mesma tranquilidade de antes. Quando botei os pés na areia pela segunda vez em direção à área de transição para o ciclismo, meu GPS anotava 35’40”, algo muito acima do que planejei, bastante fora dos meus planos mas ainda havia muito a provar.

Adentrei a área de transição e notei que muitas bikes haviam saído, talvez mais do que imaginei que sairiam antes de mim. Capacete, sapatilha, alimentação, bike e pé na estrada. Entrei na beira-mar e logo ganhei a Alexandra-Matinhos com minha bike(a bike não era minha na verdade) seguido de perto pelo Luiz. Ele teve um problema com a bike e estava sem água, consegui auxiliá-lo por algum tempo e então passei a ditar um ritmo mais forte quando fiz o primeiro contorno na altura do km 18.

Dali em diante o vento aumentava aos poucos e conseguia manter mesmo assim uma boa consistência no ritmo, o que me permitia ultrapassar várias pessoas que haviam nadado muito melhor que eu, reduzia então a diferença para os líderes da prova. Ao cruzar pelo último contorno aos 72km, sabia que não restaria muito mais além da corrida e então acresci ainda um pouco mais a intensidade nos pedais.

Verificava nesse momento que o ritmo médio seria bem melhor do que havia pensado em fazer e, ao fim das contas, já havia equilibrado a diferença negativa da natação. Foram 2h27min de um ciclismo consistente, sem exageros mas também que não foi fácil.

(Continuo na próxima postagem, ainda vem muito por aí... boa semana a todos!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário