Total de visualizações de página

sexta-feira, 13 de março de 2015

Campeonato Brasileiro de Triathlon

No último final de semana estive no Nordeste, especificamente em João Pessoa-PA para disputar o Campeonato Brasileiro de Triathlon Olímpico. Após muita preparação chegou o grande dia e a única coisa que restava a fazer era força. Muita força para conquistar o sonhado resultado, que veio para coroar meses de sacrifício e empenho. Eu consegui! 

Em resumo, dentre um total de 250 atletas obtive o 74º tempo na natação, 7º melhor ciclismo e 15º melhor corrida, culminando na 19ª colocação geral e 4º lugar em minha categoria por faixa etária.

Falando dos pormenores, a Natação foi bem difícil. Acho que em nenhuma das provas anteriores encarei o mar tão pesado. Além disso o posicionamento das bóias estava incorreto, deixando o percurso maior com uma distância de 1900m, ou seja, 400m além do que deveria ter sido. Somando a isso minha dificuldade na modalidade e o agito do mar, dá pra entender que sofri bastante. Dali em diante eu faria uma prova de recuperação. 

Ao iniciar o Ciclismo me percebi bastante desgastado e vi que muitos já estavam no percurso. Parti então para a primeira de 8 voltas no circuito, era uma volta de reconhecimento. Percebi que seria menos difícil que o esperado e então imprimi um bom ritmo e velocidade quando com pouco tempo consegui encontrar outro ciclista com quem pudesse revezar e poupar energias. Ponto positivo para nós dois, que acabamos fazendo praticamente sozinhos todo o trajeto. 

Quando saí para a etapa da corrida, estava mais "inteiro" que em todas as outras provas que já disputei, então tinha chances claras de fazer uma corrida estupidamente feliz. Engano meu. Ainda com 100 ou 200m de corrida sentia fortes dores abdominais que perduraram até km 9 me impedindo de imprimir a intensidade e velocidade que eu gostaria. Resultado: terminei essa parte muito frustrado. 

No entanto ao final de tudo isso, no somatório eu tinha consciência de ter feito uma boa prova pois estava em melhores condições que muitos dos que ainda se encontravam correndo e mesmo outros que já haviam terminado a prova. No geral, 2h23min00s foi meu mais alto tempo em um triathlon olímpico, mas o suficiente para me permitir estar entre os 5 atletas que serão membros integrantes da delegação Brasileira no próximo Campeonato Mundial. 

O objetivo-mor foi alcançado. A tão sonhada vaga foi conquistada, e agora começará uma maratona em busca de condições para poder em setembro fazer parte desta grande festa do Triathlon Mundial em Chicago-EUA. Tudo ao seu tempo. Não dá ainda para garantir, mas em breve volto pra confirmar que poderei realmente fazer parte deste evento. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário