Total de visualizações de página

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Na Reta Final

Depois de uma semana fantástica e um belo dia de descanso, a sexta-feira foi dia de retomada e não poderia faltar a mais um treino. Desta vez uma novidade: um treino de transição. Divididos em 3 baterias(como são realizados as etapas de "Fast Triathlon" pelo mundo afora, porém com as distâncias bem reduzidas sendo 250m de natação, 12 minutos de bike(controle no tempo pois foi realizado em bike indoor) e 1,5km de corrida.

Treino preparado, cabeça pronta, lá fomos nós. As 3 baterias deveriam ser progressivas e com um intervalo de 6 minutos entre elas, portanto consegui os tempos de 23:00min, 22:45min e 22:00min respectivamente, o que me deixou MUITO animado.

As 3 parciais da natação ficaram idênticas, o que já me deixou deveras contente pois mantive o ritmo do início ao fim mesmo com o cansaço já se alojando. Mais idênticas ainda foram as parciais na bike(medição de tempo), porém com aumento leve da sobrecarga. O diferencial no tempo final portanto, foi a corrida. Consegui correr forte já na primeira bateria e nas seguintes creio ter superado o meu melhor mesmo fazendo a última etapa toda com cãibras nas duas pernas desde o pedal. 

Após tudo isso, 1 semana de férias não seria mal aceita. Fui pra casa, visitei a família e os amigos, descansei bastante e estou 100% recuperado para as próximas semanas, que não serão nada fáceis. Mas quem disse que seria? Melhor assim, pois a atenção continua em alta e a motivação sempre maior ainda. Resta ainda 1 mês para a tão esperada prova(ao menos pra mim) de triathlon em Caiobá - PR. Boa semana a todos vocês, nos falamos novamente em breve. 


quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Dia de Descanso

A semana de treinos já começou forte ainda no domingo logo pela manhã como descrevi na postagem anterior a esta. Bom, se no domingo foi forte a previsão para o restante da semana era incontestável: uma semana de arrasar! E assim foi até a quarta-feira pois um dia após, preciso confessar que este que vos escreve não tinha condição alguma de fazer um bom treino seja ele qual fosse. 

Na segunda-feira de manhã uma corrida curta de 6km, sendo 5 percorridos em 19 minutos. Havia algum tempo que não fazia algo assim, portanto o resultado foi um cansaço exorbitante logo ao final. O lactato acumulado no dia anterior, quando fiz apenas um treino de bike ainda estava presente na musculatura das pernas e depois da corrida ainda teve um aumento significativo. 

Com isso dá pra imaginar o que houve, não é? Desconforto bem desagradável, cansaço extremo da musculatura das pernas, enfim, dores. O dia reservara mais um treino forte para a tarde, desta vez na piscina. Este também foi forte mas com menor ímpeto, afinal eu já havia me cansado pela manhã. 

Terça foi dia apenas de natação, e esta foi forte. Além do que esperava, porém consegui tempos que também não eram esperados e saí contente apesar do desgaste. O incômodo nas pernas era ainda maior que no dia anterior e nesse pique chegou também a quarta-feira. 

Meio da semana, exausto pelo que já havia sido feito mas ainda muito viria pela frente. Mesmo com alguma dor parti para mais uma corrida de manhã, fiz um percurso maior e ainda mais forte que na segunda-feira. Já deu pra adivinhar o resultado?! À tarde outro treino forte de natação, neste com certeza até hoje foi onde tive a melhor performance. 

Não dá pra ficar reclamando do cansaço, afinal só há uma maneira pra acabar com ele e é o que fiz nesta quinta-feira: absoluto descanso. Planejei fazer ao menos um treino, mas receio estar arriscando a me lesionar fazendo assim. O melhor para agora é descansar, o descanso tanto quanto alimentação também é parte importante de qualquer treinamento e não deve ser menosprezado.

Amanhã farei mais um, talvez dois treinos caso esteja muito bem e logo à noite viajo para Franca e então uma semana praticamente toda de descanso. Pensando bem, ela veio na hora certa! Volto a escrever em duas semanas, pois será o tempo de retomada ao treinamento e então teremos pela frente pouco menos de 5 semanas, vamos nessa! Um ótimo final de semana a todos. 

domingo, 13 de janeiro de 2013

Tempos diminuindo

Essa semana tem sido maravilhosa no que diz respeito à preparação para minha primeira prova de triathlon. Nas últimas semanas meus treinos de natação melhoraram drasticamente, graças à grande ajuda do professor/treinador Homero. Tenho baixado no mínimo 10 segundos em parciais de 100m comparando ao que eu vinha fazendo até o final do ano passado e o que parecia impossível pode se materializar em um maior tempo, já consegui nadar na faixa de 1'26" algum 100m. 

7 semanas é o tempo que resta para encaixar 100% dos treinamentos, e ao que tudo indica vai sair melhor que o esperado. Nessa semana foram 3 treinos muito bons de piscina, 2 muito fortes no ciclismo e apenas 1 curto de corrida. Neste último eu confesso: preciso me dedicar mais. 

Bati mais uma vez meus próprios tempos nesses últimos treinos tanto no pedal quanto na piscina. Com auxílio de material cheguei a bater 1'15" em 100m na natação. É assim mesmo, quando amador a gente sempre fica contente com qualquer segundo batido, nesse caso um baita tempo pra quem está ainda em fase de aprendizagem e aperfeiçoamento como eu. 

O primeiro treino de bike da semana foi novamente no autódromo e fiz 31km fortes, havia um vento terrível e acabou quebrando o ritmo muito mais do que deveria. Ainda assim pedalei em torno de 33km/h esses 31km. Entre aquecimento, treino e soltura, 47km no total. 

Já o segundo terminou há pouco, 62km no meu melhor tempo até o momento. No entanto, entre estes fiz 2 parciais de 20km cada, sem intervalo. A primeira fechando 40 minutos cravados, e a segunda acima do que eu havia planejado, muito acima eu diria: 32'30" andando em uma média de 37km/h. O restante da marcação ficou entre aquecimento e soltura. Preferi girar bastante pois a manhã estava um pouco fria, com garoa, então é melhor fazer uma preparação legal. 

Agora o jeito é descansar e preparar para a próxima semana. Exatamente 7 semanas ainda restam de treinamento, contando com algum descanso, o retorno das aulas em breve, isso vai ser ainda mais reduzido então não posso perder tempo. Curiosos pra ver como será a próxima semana? Me acompanha aqui e fique na torcida, ou então vem comigo! Boa semana a todos. 

domingo, 6 de janeiro de 2013

Treinos em 2013

O ano começou muitíssimo bem, tenho conseguido fazer bons treinos, batendo meus próprios tempos e melhorando cada vez mais. Nos últimos dias comecei a dar mais atenção ao meu pedal, estava sentindo alguma deficiência e aos poucos tenho corrigido também essa parte. Ainda falando em bike, nos últimos 15 dias fiz 2 treinos bem fortes. 

O primeiro deles quando conheci o Autódromo Internacional de Curitiba. Fui tentar acompanhar a equipe do professor Fábio em um treino, mas que nada! Fiquei mesmo é olhando enquanto passavam por mim uma e outra e outra vez. Ainda assim consegui acompanhar 2 outros ciclistas "desgarrados" do bando já citado, que pedalavam forte, porém ainda fui capaz de acompanhá-los por bons 30km e já estava bom pra mim. O trajeto de ida e volta ainda me aguardava por mais 16km de algumas boas pedaladas. 

No segundo, ainda hoje pela manhã também no Autódromo fui mais uma vez para acompanhá-los em seu treino mas outra vez fiquei à parte. Dessa vez rodei sozinho, mantive uma média de velocidade abaixo da semana anterior, porém rodei 11km a mais, portanto está recomposta a velocidade perdida. Além do pedal fiz também uma pequena corrida. Os planos era de ao menos 7,4km - equivalente a 2 voltas no percurso, mas fechei pela metade. No total, 57km de bike e outros 3,7km correndo. Bom para uma manhã de domingo. 

Tenho aperfeiçoado a natação, mas ainda há muito a melhorar. Contava com os treinos junto do companheiro Marcelo, mas tive notícias ontem de uma lesão. Ele sofreu uma fratura e ficará afastado dos treinos por alguns meses, ou seja, vou me lascar sozinho na prova do SESC/Triathlon. Essa aliás, será minha primeira prova de triathlon, desejem-me sorte. E disposição, porque os treinos começam a apertar. 

Já era de se esperar, não vou e nem posso dar moleza até lá. Quem sabe não aparece uma zebra pelo caminho?! Enquanto isso, vou tentando aumentar o ritmo de treinos mas não estrapolar. Em Março teremos a "prova dos nove" e então, aí sim é hora de fazer milagres! Boa semana a todos.