Total de visualizações de página

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Mundo novo, vida nova - parte 1

Há alguns dias me despedi da minha terra, de meus conterrâneos e admito que o sentimento foi profundo, mexeu a fundo comigo. Já era esperado que fosse assim. Não por mim, mas era esperado por ser como sou: sempre de poucas palavras com todos, às vezes me abria com alguma ou outra pessoa, mas vivia fechado comigo mesmo há muito tempo e isso era o bastante pra saber que tudo seria muito difícil dali pra frente.

Bom, pouco tempo passou. Estou no 5º, indo pro meu 6º dia aqui na capital paranaense, Curitiba. Duas coisas não posso deixar de ressaltar: 1º a cidade é muito mais linda do que eu imaginei e pintei a meus conhecidos, ela é deslumbrante; 2º acho que não havia caminhado tanto assim nos meus últimos anos. Como eu caminhei ruas abaixo e acima, vias norte, sul, leste e oeste. Se eu já gosto e valorizo, hoje aumenta muito mais minha paixão pelo ciclismo. Como é bom andar de bike.

Conheci 4 diferentes shoppings em um raio de 4km: Shopping Curitiba e Shopping Estação, ambos na avenida Sete de Setembro e bem próximos entre si, Shopping Itália e Shopping Mueller, um pouco mais distantes mas ainda assim muito próximos. Pra economizar e não dizer especificamente de algum deles, digo que todos são magníficos. Têm muitas lojas, mais de 1 andar(alguns com 4 andares), estrutura arquitetônica muito bela. Não consigo, fiquei encantado com o Shopping Estação. Este é no lugar onde era antigamente a estação ferroviária da cidade, talvez o maior entre os 4 e é encantador.

O centro é tomado e coberto por muitas lojas, bares, lanchonetes, lojas, lanchonetes... me lembra Franca, porém as construções quase sempre têm mais de 1 andar também, porém é comum ver na parte superior muitos hotéis, pensões e afins. Que fique bem claro, há hospedagem pra todo gosto por ali.

As ruas no centro da cidade já são em sua maioria coberta por asfalto de piche, mas o entorno da mesma é coberto pelas mesmas pedras que há em quase todas as calçadas: em Franca chamamos simplesmente de “paralelepípedos”(rsrs). Tudo isso dá uma visão rústica e ao mesmo tempo bem singela de Curitiba.

Vou dizer-lhes muito mais sobre como é aqui. Muitos parques, bosques, praças, arborização, educação, trânsito e muita, muita beleza. Mas também há pontos ruins como em todos os lugares. Escrevo-lhes mais logo logo. Enquanto isso, curtam o calor, porque até aqui já está ficando quente, ou sou eu que já me acostumei?

2 comentários:

  1. Bazalha já é sócio do shopping!!! Saudade de vc!!!

    ResponderExcluir
  2. Sócio nada. Agora eu acesso direto da biblioteca na UTFPR! husuhashuhuhuusuh *-* Que saudades eu também já sinto de vocês, Coração... não dá pra descrever.

    ResponderExcluir