Total de visualizações de página

domingo, 14 de agosto de 2011

Mundo novo, vida nova - parte 2

No domingo saí de bike pela primeira vez aqui em Curitiba. É tudo muito estranho, não se vê ciclistas pelas ruas, a não ser nas vias exclusivas para ônibus ou andando pelas calçadas. Diferente de Franca, onde andamos de qualquer jeito a qualquer momento no meio das ruas pra onde aponta o nariz.

Me senti freado, preso, incomodado com isso. Afinal, como é que posso andar de um jeito que me satisfaça¿ Sabem bem que eu ando bastante e gosto de dificuldades, de exaustão. Pra chegar num ponto de exaustão por aqui terei que andar 24 horas sem parar, assim não dá.

Se bem que me aventurei também nas vias de ônibus e aí então consegui pedalar legal. O que ainda incomoda são os semáforos e cruzamentos, que são muitos. Aliás o trânsito aqui é demais! Flui como jamais vi, funciona muito bem e em alta velocidade. É preciso ficar atento andando nele. Ruas e avenidas muito largas, muito bem sinalizadas e o mais importante: motoristas muito conscientes e responsáveis!

Não sei falar sobre os ônibus, não cheguei a andar em algum deles nem mesmo para conhecer lugares mais distantes na cidade mas logo dou meu parecer. Vou ter bastante tempo pra fazer isso – assim espero.
E se você precisar caminhar, não se preocupe com tudo o que eu disse. Trânsito muito forte, muitos veículos trafegando e blá blá blá... mas se lembrem do que disse a respeito dos motoristas: eles são mesmo muito responsáveis e respeitosos. Você pode atravessar tranquilamente uma rua ou avenida sem maiores preocupações, mas antes atente para o semáforo. Não seja imprudente, respeite os seus locais de travessia e pronto, ficou fácil.

Já falando em trânsito, pra andar de bike é assim: ou se utiliza as vias destinadas ao transporte coletivo ou então se utiliza as ciclovias. Há muitas espalhadas por todos os lados, quando você menos espera está pisando sobre uma delas. Além disso há praças e parques dispostos e sinalizados com esse fim: pro lazer, seja com sua bike ou caminhando. Lá estão as ciclovias e pistas para caminhada(quase sempre juntas).

É preciso ressaltar que aí também há um trânsito incomum para os padrões francanos. Fiquei impressionado com tanta gente se exercitando, jogando tênis, futebol, basquete, andando de skate e patins, fazendo ioga, caminhadas, alongamentos, ou fazendo apenas um passeio, um "pic-nic" (que saudade das minhas companhias). É hora de descansar. Está gostando? Logo tem muito mais coisas pra vocês e pra mim também. Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário